Impolidez Digital

IMPOLIDEZ DIGITAL
Depoimentos
Falas de pessoas que participaram das aulas abertas promovidas pelo Projeto.
Ana Firpe
Graduanda da Faculdade de Letras da UFMG
A aula aberta da professora Giovana Perini sobre “Pedidos de desculpas em mídias sociais” foi muito interessante. Foi possível entender como os pedidos de desculpas online podem ser vistos de forma muito diferente dependendo de como são feitos, e como isso pode impactar a imagem pública de quem os faz.
O que mais me chamou atenção foi a parte em que a professora falou sobre como o público reagiu ao pedido de desculpas utilizado para exemplificar o tema da aula. Isso me fez pensar bastante em como, na era digital, tudo precisa ser mais autêntico para ser realmente eficaz.
Fiquei muito curiosa também sobre a tese que a professora está desenvolvendo sobre esse tema, porque realmente é algo muito atual e relevante. A palestra foi muito rica, e me deixou com vontade de entender mais sobre o impacto da comunicação nas redes sociais.


Isabela Dias
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG
A palestra ministrada pela professora Drinóczi ofereceu uma visão abrangente sobre autoritarismo e seus efeitos na sociedade. Ela apresentou conceitos e teorias importantes, destacando a alarmante disseminação da retórica populista e do discurso de ódio em diversos países.
Algo que foi bastante útil para os participantes interessados em se aprofundar no tema foi que a professora forneceu várias referências de fontes e materiais para leitura adicional, nas quais seria possível entender os conceitos através de pontos de vistas variados.
Para mim, o ponto alto da palestra da professora Tímea foi a abordagem comparativa que ela adotou, traçando paralelos entre diferentes países, com exemplos particularmente esclarecedores da Polônia e Hungria, países que eu particularmente não sei muito sobre. Entender melhor a dinâmica destes países faz com que possamos compreender o que vem acontecendo no Brasil como uma tendência global.
A palestra demonstrou eficazmente como as tendências populistas e autoritárias fazem parte de um padrão global mais amplo, afetando diversas regiões e populações. Essa abordagem abrangente, combinando conceitos teóricos, exemplos do mundo real e recursos para estudos futuros, tornou a palestra muito informativa e valiosa para a compreensão das tendências políticas contemporâneas e seus impactos.
Paloma Bernardino Braga
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG
A aula aberta "Impolidez em comentários da internet" foi de extrema importância para uma melhor compreensão não só da relação de discurso "comentário", mas principalmente de como a impolidez é utilizada por agentes na interação nas disputas políticas.


Edelvais Caldeira
Pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG
As aulas abertas do projeto sobre o discurso digitalmente mediado da extrema direita no Brasil e seus efeitos nos direitos de minorias, como mulheres e a comunidade LGBT+, têm sido fundamentais para entender como a linguagem impolida está intimamente ligada à corrosão da democracia.
Entre as aulas realizadas, destaca-se a da professora doutora Wilma Pereira, intitulada “O uso agressivo da linguagem: um estudo discursivo-interacionista da impolidez nos comentários da internet”. Nessa aula, a professora Wilma abordou como as visões opostas dos participantes, que fizeram comentários sobre o contexto político em um site de notícias, geram um discurso frequentemente impolido e ofensivo. Sua pesquisa utiliza o Modelo de Análise Modular do Discurso (MAM), em conjunto com a teoria de impolidez de Culpeper, como uma abordagem para analisar a impolidez nesses comentários online.
A apresentação da professora Wilma trouxe uma nova perspectiva sobre a complexidade da linguagem impolida em ambientes digitais, oferecendo uma análise dos mecanismos envolvidos na gestão dessas interações.